Avançar para o conteúdo principal

IGS - Namibe 2020

O Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo - IGS Namibe e Huila.
No ano 2020, vai apostar no RIGOR, QUALIDADE E MODERNIDADE. Esta aposta tem reflexo nos dez cursos do IGS:

1. ARQUITECTURA URBANISMO E CONSTRUÇÃO

OBJECTIVOS
Com a Licenciatura em Arquitectura, Urbanismo e Construção, o IGS pretende formar quadros capacitados para o desenvolvimento com qualidade de actividade profissional nas diversas áreas da sua especialidade dotando-os das competências técnicas, que lhes permitam estabelecer um diálogo eficaz e instruído com os outros especialistas da área com os quais têm de interagir na sua vida profissional, tendo em vista o desenvolvimento do projecto de arquitectura.
A par das competências técnicas a que nos referimos, o IGS não descurará na docência a componente artística e cultural necessárias ao exercício da profissão.

2. CIÊNCIA POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO
OBJECTIVOS
O curso tem por objectivo principal a formação de profissionais capazes de responder às necessidades e desafios que se colocam actualmente à Administração Pública nas sociedades modernas, preparando licenciados com um conhecimento multi e transdisciplinar da realidade angolana, bem como dos contextos internacionais em que a mesma se insere, particularmente a SADC e os Países de Língua Oficial Portuguesa.
De igual modo, este curso visa a formação de técnicos superiores dotados de competências para uma inserção adequada nas estruturas administrativas, provinciais e municipais, assim como em organizações que tenham com a Administração Pública, aos seus vários níveis, relações de grande interdependência.

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E LÍNGUAS
APRESENTAÇÃO DO CURSO 
Com uma formação científica abrangente, o curso de Licenciatura em Comunicação Empresarial e Línguas procura fornecer as capacidades técnicas e conceptuais dos indivíduos que, nas organizações, não só permitem a manutenção diária da actividade administrativa e garantem o funcionamento fluido e organizado das diversas partes do todo organizacional, mas também asseguram os fluxos de comunicação interna e da instituição ou empresa com o exterior.

4. COMUNICAÇÃO SOCIAL
APRESENTAÇÃO DO CURSO 
A consolidação da democracia pluripartidária e a rápida expansão da nossa economia têm levado ao aparecimento de um número significativo de novos jornais e revistas e à expansão explosiva do número de pessoas que têm acesso a emissões de televisão por satélite. No domínio da rádio e da televisão nacionais assistiu-se a um processo semelhante
Ao mesmo tempo têm surgido diversas revistas quer de pendor generalista, quer de temática especializada, sendo facilmente previsível que este processo se continue a expandir e a consolidar.
Por estes motivos o IGS decidiu oferecer uma Licenciatura na área da Comunicação Social.

5. DIREITO
OBJECTIVOS
O programa da Licenciatura em Direito do IGS, sem prejuízo das disciplinas de carácter propedêutico e de formação geral, privilegia a formação técnica especializada.
Pretendemos, assim, enquadrar em quatro anos os conhecimentos básicos necessários ao exercício da profissão, qualquer que seja a área de especialização que venha a obter ou actividade profissional que venha a desempenhar. Ao nível da pós-graduação pretendemos, em devido tempo, disponibilizar formação dirigida quer aos profissionais do aparelho forense e judicial, quer a juristas que pretendam exercer funções de suporte técnico-jurídico à vida económica e empresarial em Angola.  
Para o efeito, durante o ano lectivo, em ligação com a vida académica, serão convidados Professores e especialistas nacionais e estrangeiros, oriundos das várias áreas de especialização existentes no Curso de Direito. Visando a componente prática o IGS dispõe de um tribunal simulado.

6. ENGENHARIA INFORMÁTICA.
OBJECTIVO
O aumento exponencial das soluções e tecnologias disponíveis e exigidas pelas empresas, tem, desta forma, levado a uma crescente procura no mercado de trabalho, de profissionais detentores de competências situadas numa banda científica mais estreita daquela que até há muito poucos anos era dominante no ensino superior na maior parte dos países.
Assim, exige-se hoje que os profissionais possuam a par de uma formação de base científica adequada, uma formação especializada na sua área específica de actividade, uma vez que o conhecimento técnico disponível é de tal forma vasto que impossibilita a existência de generalistas com competências diferenciadas e simultâneamente multidisciplinares.
É este o objectivo do curso de Licenciatura do IGS, formar especialistas nas áreas do desenvolvimento de software e da instalação e gestão de redes de computadores.

7. GESTÃO COMERCIAL E MARKETING
OBJECTIVOS
A Gestão Comercial e o Marketing - reconhecidamente componentes essenciais da cadeia de valor das empresas - desempenham papeis decisivos no seu sucesso.
Mudanças recentes, de cariz económico e cultural, contribuíram para dar maior destaque a estes perfis profissionais tendo vindo a surgir uma nova atitude face à constante mutação que se verifica na estrutura e comportamento dos mercados, às tecnologias da informação agora disponíveis como meio de comunicação e distribuição, e à difusão universal das modas, dos padrões de vida e de consumo.

8. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
OBJECTIVOS
Constitui objectivo do Programa de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, a formação de quadros capacitados para o desenvolvimento de actividade profissional na área da gestão de recursos humanos, quer no exercício de funções técnicas especializadas, quer no exercício de funções de Direcção e Chefia.

9. INFORMÁTICA DE GESTÃO
OBJECTIVO
Constitui objectivo da Licenciatura em Informática de Gestão ministrada pelo IGS, a formação de quadros capacitados para o desenvolvimento de actividade profissional nas diversas áreas da informática e da gestão empresarial.
Exige-se hoje que os profissionais possuam a par de uma formação de base científica adequada, uma formação especializada na sua área específica de actividade, uma vez que o conhecimento técnico disponível é de tal forma vasto que impossibilita a existência de generalistas com competências diferenciadas e simultaneamente multidisciplinares.

10. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS.
OBJECTIVOS
Constitui objectivo do Programa de Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas ministrado pelo Instituto Superior Politécnico Gregório, a formação de profissionais nas áreas da gestão de empresas, da contabilidade e da gestão financeira. 

Autor: Prof. Joaquim Afonso Mucuambi

Comentários

  1. O Curso de Licenciatura em Informática de Gestão esta instinto devido a não aderência de estudantes.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Entendendo um pouco a palavra Autarquia:

A palavra  Autarquia  significa  poder absoluto . É o tipo de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas concentram o poder sobre uma nação. Autarquia é quando o Estado tem total autonomia sobre si próprio, é auto-suficiente. Autarquia é uma expressão de origem grega "autárkeia" que significa  comandar a si mesmo . Autarquia é um termo utilizado em economia, em filosofia e na administração pública. Autarquia em Economia Autarquia em economia é aquela organização que visa sua independência financeira. Aquela que sobrevive apenas com suas próprias atividades, que não precisa de nenhum apoio externo. A autarquia militar, por exemplo, significa que o país é autossuficiente em sua defesa, não precisa de nenhuma ajuda externa. Autarquia em Filosofia Autarquia em filosofia é ter o poder sobre si mesmo, onde o indivíduo tem noção sobre suas características e qualidades, não precisa dos valores universais para guiar sua vida.  É um princípio fundamental para se a

Auditoria e Segurança de Sistemas

O Tema de Estudo: Tem  como  objectiv o  gerenciamento de risco operacional envolvido e avaliar a adequação das tecnologias e  sistemas  de informação utilizados na organização através da revisão e avaliação dos controles, desenvolvimento de  sistemas.  Podemos também definir alguns  objetivos  específicos da  auditoria de sistemas  que são  a emissão de um parecer (ou uma nota) sobre: O controle da Área de Tecnologia; A análise da eficiência dos Sistemas de Informação; A verificação do cumprimento das legislações e normativos a qual estão sujeitos; A gestão eficaz dos recursos de informática. Importância da Auditoria de Sistemas Altos investimentos das  organizações  em sistemas computadorizados;   Necessidade de garantir a  segurança  dos computadores e seus sistemas;  Garantia  do alcance da qualidade dos sistemas computadorizados;  Auxiliar  a  organização  a avaliar e validar o ciclo administrativo. Def