Avançar para o conteúdo principal

Tecnologias de Informação

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE SUPORTE À AUDITORIA
A implementação das novas tecnologias alterou significativamente a sociedade organizacional e empresarial actual, para melhor competirem num mercado em constante mudança. Essas alterações, de forma mais ou menos profundas, podem ser observadas em quase todas as áreas de actividade, sendo que a gestão e a auditoria não constituem excepções.
Neste contexto, esta dissertação pretende analisar a utilização das novas tecnologias e sistemas de informação e avaliar as alterações e potênciais impactos da sua aplicação nas empresas, na perspectiva da auditoria e nos procedimentos dos auditores.
Esta pesquisa têm como propósito verificar as vantagens e desvantagens ou consequências do uso das novas tecnologias nos procedimentos de auditoria, se o investimento no software cria valor para a empresa, especificamente nas pequenas e médias empresas, se melhora a performance das tarefas e qual a formação necessária para a sua execução e a decisão estratégica de negócio.
Como resultado, na maioria as novas tecnologias são consideradas uma decisão estratégica de negócio, mas para as implementar é conveniente fazer uma análise interna e externa da empresa.

Trazem vantagens e facilitam alguns dos procedimentos realizados pelos auditores, através da automatização, sendo que é necessário ter em atenção a segurança e fiabilidade dos dados. 

Os profissionais têm de estar actualizados com as ferramentas que usam ou possam vir a usar. No entanto, nas pequenas e médias empresas, a insuficiência de recursos financeiros, é o maior obstáculo à inovação e implementação das novas tecnologias de informação.

O objectivo desta pesquisa é apresentar na forma de perguntas e respostas, boas práticas em segurança da informação, a qualquer pessoa que interaja de alguma forma com ambientes informatizados, desde Profissionais de TI envolvidos com segurança de informações até auditores, usuários e dirigentes preocupados em proteger o patrimônio, os investimentos e os negócios de  uma  empresa.

O que visa a segurança de informações?
A segurança de informações visa garantir a integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade das informações processadas pela instituição. 


O que é integridade de informações?
Consiste na dignidade de informações. Sinaliza a conformidade de dados armazenados com relação às inserções, alterações e processamentos autorizados efetuados. Sinaliza, ainda, a conformidade dos dados transmitidos pelo emissor com os recebidos pelo destinatário. 
A manutenção da integridade pressupõe a garantia de não violação dos dados com intuito de alteração, gravação ou exclusão, seja ela acidental ou proposital.

O que é confidencialidade de informações?

Consiste na garantia de que somente pessoas autorizadas tenham acesso às informações armazenadas ou transmitidas por meio de redes de comunicação. Manter a confidencialidade pressupõe assegurar que as pessoas não tomem conhecimento de informações, de forma acidental ou proposital, sem que possuam autorização para tal procedimento.

O que é autenticidade de informações?

Consiste na garantia da veracidade da fonte das informações. Por meio da autenticação é possível confirmar a identidade da pessoa ou entidade que presta as informações.

O que é disponibilidade de informações?
Consiste na garantia de que as informações estejam acessíveis às pessoas e aos processos autorizados, a qualquer momento requerido, durante o período acordado entre os gestores da informação e a área de informática. Manter a disponibilidade de informações pressupõe garantir a prestação contínua do serviço, sem interrupções no fornecimento de informações para quem é de direito.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

IGS - Namibe 2020

O Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo - IGS Namibe e Huila. No ano 2020, vai apostar no RIGOR, QUALIDADE E MODERNIDADE. Esta aposta tem reflexo nos dez cursos do IGS: 1. ARQUITECTURA URBANISMO E CONSTRUÇÃO OBJECTIVOS Com a Licenciatura em Arquitectura, Urbanismo e Construção, o IGS pretende formar quadros capacitados para o desenvolvimento com qualidade de actividade profissional nas diversas áreas da sua especialidade dotando-os das competências técnicas, que lhes permitam estabelecer um diálogo eficaz e instruído com os outros especialistas da área com os quais têm de interagir na sua vida profissional, tendo em vista o desenvolvimento do projecto de arquitectura. A par das competências técnicas a que nos referimos, o IGS não descurará na docência a componente artística e cultural necessárias ao exercício da profissão. 2. CIÊNCIA POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO OBJECTIVOS O curso tem por objectivo principal a formação de profissionais capazes

Entendendo um pouco a palavra Autarquia:

A palavra  Autarquia  significa  poder absoluto . É o tipo de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas concentram o poder sobre uma nação. Autarquia é quando o Estado tem total autonomia sobre si próprio, é auto-suficiente. Autarquia é uma expressão de origem grega "autárkeia" que significa  comandar a si mesmo . Autarquia é um termo utilizado em economia, em filosofia e na administração pública. Autarquia em Economia Autarquia em economia é aquela organização que visa sua independência financeira. Aquela que sobrevive apenas com suas próprias atividades, que não precisa de nenhum apoio externo. A autarquia militar, por exemplo, significa que o país é autossuficiente em sua defesa, não precisa de nenhuma ajuda externa. Autarquia em Filosofia Autarquia em filosofia é ter o poder sobre si mesmo, onde o indivíduo tem noção sobre suas características e qualidades, não precisa dos valores universais para guiar sua vida.  É um princípio fundamental para se a

Auditoria e Segurança de Sistemas

O Tema de Estudo: Tem  como  objectiv o  gerenciamento de risco operacional envolvido e avaliar a adequação das tecnologias e  sistemas  de informação utilizados na organização através da revisão e avaliação dos controles, desenvolvimento de  sistemas.  Podemos também definir alguns  objetivos  específicos da  auditoria de sistemas  que são  a emissão de um parecer (ou uma nota) sobre: O controle da Área de Tecnologia; A análise da eficiência dos Sistemas de Informação; A verificação do cumprimento das legislações e normativos a qual estão sujeitos; A gestão eficaz dos recursos de informática. Importância da Auditoria de Sistemas Altos investimentos das  organizações  em sistemas computadorizados;   Necessidade de garantir a  segurança  dos computadores e seus sistemas;  Garantia  do alcance da qualidade dos sistemas computadorizados;  Auxiliar  a  organização  a avaliar e validar o ciclo administrativo. Def