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Artigos de Pesquisa

Tema 1: "O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM NO ENSINO PROFISSIONAL"
ESTUDO DE CASO FEITO NA EMPRESA NACIONAL DE ELECTRICIDADE ENE-E.P" 2009 - 2011 - E.N.E-E.P. / DRS 
Defendida aos 08 de Maio de 2012 pela UAN - Universidade Agostinho Neto / ISCED-Instituto Superior de Ciências da Educação -  HUILA / ANGOLA

Iniciar o desenvolvimento de uma formação em Informática básica aplicada, fazendo uso de programas ou pacotes específicos ,(Sistemas de Aplicação), em estreita vinculação com a resolução de problemas de diferentes sectores ou aplicadas ao contexto comunitário,de modo a contribuirem ao desenvolvimento de habilidades básicas para o trabalho interactivo com o computador, alcançar nos formandos uma formação,e aplicar as novas tecnologias da Informação e da comunicação.

A Internet, como maior rede de computadores do mundo, vem desenvolvendo um papel relevante na maneira que as informações estão se reproduzindo, processo marcado principalmente pela relativa rapidez de propagação. Isto pode significar uma revolução da educação, pois a Internet parece ser capaz inclusive de introduzir as alterações necessárias ao atendimento de novas exigências educacionais.

Objectivo geral
O objectivo geral da pesquisa, foi utilizar parcela do potencial da Internet como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do processo de  ensino-aprendizagem no ensino profissional, através do emprego efectivo de alguns de seus recursos e posterior avaliação dos resultados obtidos a partir do SFDP ( Sector de Formação e Desenvolvimento Profissional) na Empresa Nacional de Electricidade E.N.E-E.P.

Objectivos específicos
  • Identificar as principais formas de uso da Internet por parte dos trabalhadores na Empresa;
  • Identificar se existem diferenças na utilização da Internet por parte das áreas a partir da formação dos mesmos;
  • Elaboração de um manual para clarificar e tornar acessível, a qualquer utilizador os conceitos essências dos programas mais utilizados para aceder a Internet na Empresa.  
Estrutura do trabalho
Este trabalho está dividido em 3 capítulos, dentre eles tem-se:

Capítulo I-Fundamentação Teórica: Neste capitulo foi abordado as considerações sobre as políticas educacionais,apresentando as mudanças entre os modelos antigos e novos de aprendizagem, a situação actual do ensino profissional em Angola com o caso E.N.E-E.P, as breves considerações sobre o surgimento da Internet,o papel do formador na aprendizagem do formando pela Internet e a preparação dos formadores para as novas tecnologias.

Capitulo II – A Internet como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino – Aprendizagem no Ensino Profissional: Neste capitulo é abordado a Internet como paradigma educacional, a Internet como ferramenta no ensino e aprendizagem, algumas das razões do uso da Internet no ensino profissional.
A aprendizagem de adultos é abordada em uma comparação pedagógica e andragógica presente nas formações, juntamente com o fortalecimento da auto-aprendizagem nesta modalidade, as estratégias de ensino e aprendizagem, a Internet para fins educacionais, caracterizando a comunicação via Internet na formação semipresencial,com a sua  transmissão e emissão das informações na rede e também explica a metodologia proposta aplicada no estudo de caso na Empresa Nacional de Electricidade E.N.E-E.P.

Capítulo III – Tratamento e Analise dos Dados: Neste capítulo foram apresentados os procedimentos metodológicos escolhidos para a realização do trabalho, o ambiente da pesquisa e o tipo de pesquisa.
Apresentam-se as técnicas de recolha de dados utilizada nas áreas envolvidas na pesquisa e com os formandos, as caracterizações da pesquisa quanto à natureza, quanto à forma de abordagem do problema, quanto aos objectivos e quanto aos procedimentos técnicos. É descrito como foram obtidas as amostras da pesquisa. A análise e discussão dos dados obtidos na pesquisa, e estes são apresentados em forma de tabelas, e gráficos buscando uma compreensão das informações encontradas nesta fase.

Por: Joaquim Afonso Mucuambi, MSc.

Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação (MDETI)

Fornece os fundamentos e o conhecimento necessário para compreender as NTICs no contexto das organizações e da sociedade global, com uma perspectiva estratégica integrada à dinâmica social e econômica. Com estas bases, o Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação fornece os fundamentos da inovação empresarial que garanta que as estratégias organizacionais e de NTICs estejam alineadas e sejam coerentes com o desenvolvimento de uma empresa da direção estratégica à direção de pessoas com um enfoque de mudança permanente e contínua.

Objectivo geral:

  • Compreender e dominar o processo estratégico das NTIC como parte da estratégia de desenvolvimento empresarial.

Objetivos específicos:

  • Compreender o fenômeno da Sociedade da Informação e da Mudança, como o fundamento das novas estratégias empresariais apoiadas deste modo em inovações empresariais.
  • Conhecer as tecnologias de negócio que habilitam e facilitam a geração de inovações de negócios.
  • Conhecer e dominar os elementos que sustentam a gestão da mudança organizacional baseadas nas NTIC, seus efeitos e sua disposição em um projeto de negócios e tecnológico.
  • Conhecer e dominar as ferramentas e as técnicas estratégicas de negócios que permitem desenhar, gerar e desdobrar uma estratégia de negócios baseadas nas NTIC.
  • Conhecer e dominar técnicas e ferramentas de direção de pessoas para a direção estratégica de negócios e TIC.
Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa Mestrado Internacional em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação são:
  • Gerência de um departamento, área, função, etc., de sistemas ou novas tecnologias;
  • Director de projetos de negócios tecnológicos;
  • Director de projetos de negócios baseados em tecnologias;
  • Assessor externo ou consultor empresarial em estratégias de mudança baseadas em NTICs.
Tema 2: A Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação na Empresa: Estudo de Caso realizado na ENDE-E.P., na província do Namibe em Angola .

Defendida aos 21 de Janeiro de 2022 pela UNEANTLANTICO - Universidad Europea Del Atlantico/Espanha

Tema / Área de pesquisa e contextualização 

Com o aumento do papel funcional e estratégico da TI e dos assuntos relacionados aos seus direitos de decisão, a governança de TI tem sido compreendida de forma ampla, sendo proposta a definição de governança por meio da definição e da implementação de processos, estruturas e mecanismos de relacionamento na organização, que permitem o alinhamento da missão organizacional com a TI e a criação de valor a partir dos investimentos realizados em tecnologia (DE HAES; VAN GREMBERGEN, 2009, citado por Neves 2020).

O crescimento do uso de sistemas da informação, bem como o aumento de sua complexidade, trouxe consigo uma demanda por boas práticas para aumentar o desempenho na criação e manutenção dos serviços. Boas práticas para gestão de serviços de TI colaboram para a redução dos custos com a tecnologia implementada, melhoria na qualidade dos serviços prestados e um maior alinhamento estratégico da TI com o negócio (HAWERROTH, 2016, citado por Neves, 2020). 

Problema de pesquisa 

Segundo Balloni (2006), em um de seus artigos pergunta: Por que trabalhar com “Sistemas e Tecnologias de Informação voltados para Gestão Empresarial? Uma resposta simples seria: Porque as organizações precisam de SI e TI para prosperar e sobreviver! Hoje, numa sociedade de informação globalizada, entender a administração e o uso responsável e eficaz dos SI uma necessidade para gerentes e outros trabalhadores do conhecimento”. 

Das experiências vivenciadas na ENDE – E.P., na província do Namibe, em Angola, foram identificados os principais problemas:

  • A falta de formação em boas práticas de TI, para os usuários de sistemas;

  • A fraca velocidade na transmissão dos dados, descontinuidade da infraestrutura e ameaças na rede;

  • Ausência de entendimento que o sucesso da empresa depende da combinação de pessoas, processos e tecnologias;

  • Resistência a mudança por parte de certos funcionários.

Como utilizar um modelo de Gestão de TI, para a eficácia dos serviços de TI na empresa? 

Com os problemas citados, a ENDE – E.P., na província do Namibe, tem passando grandes dificuldades no que concerne as constantes reclamações por parte de dos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros, sobre lentidão dos sistemas, causando grandes filas de clientes nas lojas comerciais, reclamações de funcionários como a descontinuidade de alguns equipamentos de rede, ameaças na rede, falta de formação em boas práticas de TI, e ainda resistência a mudança por parte de alguns funcionários. Tendo em conta a situação apresentada, o presente estudo de caso, responde a seguinte pergunta de pesquisa:

Justificativa/motivação para resolver 

O estudo, justifica-se na necessidade que ENDE-E.P., na província do Namibe, em Angola, tem de aplicar um modelo de gestão de TI, para que cada funcionário possa usa-la de forma que não trabalhe só como uma biblioteca de boas práticas para gestão de TI, mais também atender de forma mais satisfatória os usuários finais dos sistemas na empresa. 

Objetivo geral

  • Identificar modelos de Gestão de TI, que sejam adequados para a ENDE – E.P., na província do Namibe. 

 Objetivos específicos

  • Identificar a literatura, modelos de Gestão de TI; 
  • Identificar critérios para a escolha do melhor modelo de Gestão de TI para a ENDE-E.P .;
  • Identificar, categorizar e priorizar os principais incidentes que acontecem na prestação de serviços de TI na ENDE-E.P.;
  • Propor a implementação de um modelo de Gestão de TI que se adequa a ENDE-E.P., na província do Namibe.  

Resultados esperados

Com a escolha de um modelo de gestão de TI, almeja-se demonstrar o modelo como uma ferramenta de boas práticas na utilização de Sistemas e Tecnologias de Informação na ENDE-E.P. na província do Namibe, e que possa refletir no público externo que são os clientes, parceiros e fornecedores, ao final desta pesquisa espera-se apresentar um modelo de gestão de TI, para melhorar a actividade operacional e uma melhor realização de projetos, otimizar recursos, custos em TI, um maior controlo das políticas e acordos contratuais da empresa.

Estrutura da dissertação

A dissertação que aqui apresenta será composta dos seguintes capítulos.

No capítulo 1 serão apresentados os objetivos geral e específicos da dissertação, bem como o problema de pesquisa que se propõe a resolver. 

No capítulo 2, serão apresentados os assuntos basilares da dissertação, os quais são: Os conceitos sobre os sistemas e tecnologias de informação e comunicação, panorama sobre a gestão de sistemas e tecnologias de informação, a governança, gestão e governação, a governança corporativa, e a gestão de tecnologias de informação, subdividindo nas fundamentações e conhecimento dos modelos de gestão de tecnologias de informação, os seus desafios, seguindo da caraterização e apresentação da empresa em estudo, o estado atual, posterior a análise do modelo de gestão de tecnologias de informação, os processos do núcleo do modelo, também abordará a proposta de implementação, os métodos e os desafios na sua implementação, verificando as hipóteses, a relevância e as melhorias. Por fim, a conclusão do capítulo. O capítulo 3 está composto pelos procedimentos metodológicos que são as diretrizes que orientam a construção de toda a dissertação, apresentando os instrumentos e técnicas de coleta dos dados, que neste trabalho utilizamos a técnica de entrevista e a análise dos dados onde utilizamos a análise de conteúdos. O capítulo 4 será apresentado, como foi feita coleta e análise dos dados, com a apresentação e a análise destes dados coletados. E finalmente, são apresentadas as conclusões do trabalho.  

Ainda em actualização.........................................

Por: Joaquim Afonso Mucuambi, MSc.


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