- Identificar as principais formas de uso da Internet por parte dos trabalhadores na Empresa;
- Identificar se existem diferenças na utilização da Internet por parte das áreas a partir da formação dos mesmos;
- Elaboração de um manual para clarificar e tornar acessível, a qualquer utilizador os conceitos essências dos programas mais utilizados para aceder a Internet na Empresa.
Objectivo geral:
- Compreender e dominar o processo estratégico das NTIC como parte da estratégia de desenvolvimento empresarial.
Objetivos específicos:
- Compreender o fenômeno da Sociedade da Informação e da Mudança, como o fundamento das novas estratégias empresariais apoiadas deste modo em inovações empresariais.
- Conhecer as tecnologias de negócio que habilitam e facilitam a geração de inovações de negócios.
- Conhecer e dominar os elementos que sustentam a gestão da mudança organizacional baseadas nas NTIC, seus efeitos e sua disposição em um projeto de negócios e tecnológico.
- Conhecer e dominar as ferramentas e as técnicas estratégicas de negócios que permitem desenhar, gerar e desdobrar uma estratégia de negócios baseadas nas NTIC.
- Conhecer e dominar técnicas e ferramentas de direção de pessoas para a direção estratégica de negócios e TIC.
- Gerência de um departamento, área, função, etc., de sistemas ou novas tecnologias;
- Director de projetos de negócios tecnológicos;
- Director de projetos de negócios baseados em tecnologias;
- Assessor externo ou consultor empresarial em estratégias de mudança baseadas em NTICs.
Defendida aos 21 de Janeiro de 2022 pela UNEANTLANTICO - Universidad Europea Del Atlantico/Espanha
Tema / Área de pesquisa e contextualização
Com o aumento do papel funcional e estratégico da TI e dos assuntos relacionados aos seus direitos de decisão, a governança de TI tem sido compreendida de forma ampla, sendo proposta a definição de governança por meio da definição e da implementação de processos, estruturas e mecanismos de relacionamento na organização, que permitem o alinhamento da missão organizacional com a TI e a criação de valor a partir dos investimentos realizados em tecnologia (DE HAES; VAN GREMBERGEN, 2009, citado por Neves 2020).
O crescimento do uso de sistemas da informação, bem como o aumento de sua complexidade, trouxe consigo uma demanda por boas práticas para aumentar o desempenho na criação e manutenção dos serviços. Boas práticas para gestão de serviços de TI colaboram para a redução dos custos com a tecnologia implementada, melhoria na qualidade dos serviços prestados e um maior alinhamento estratégico da TI com o negócio (HAWERROTH, 2016, citado por Neves, 2020).
Problema de pesquisa
Segundo Balloni (2006), em um de seus artigos pergunta: Por que trabalhar com “Sistemas e Tecnologias de Informação voltados para Gestão Empresarial? Uma resposta simples seria: Porque as organizações precisam de SI e TI para prosperar e sobreviver! Hoje, numa sociedade de informação globalizada, entender a administração e o uso responsável e eficaz dos SI uma necessidade para gerentes e outros trabalhadores do conhecimento”.
Das experiências vivenciadas na ENDE – E.P., na província do Namibe, em Angola, foram identificados os principais problemas:
A falta de formação em boas práticas de TI, para os usuários de sistemas;
A fraca velocidade na transmissão dos dados, descontinuidade da infraestrutura e ameaças na rede;
Ausência de entendimento que o sucesso da empresa depende da combinação de pessoas, processos e tecnologias;
Resistência a mudança por parte de certos funcionários.
Justificativa/motivação para resolver
Objetivo geral
- Identificar modelos de Gestão de TI, que sejam adequados para a ENDE – E.P., na província do Namibe.
Objetivos específicos
- Identificar a literatura, modelos de Gestão de TI;
- Identificar critérios para a escolha do melhor modelo de Gestão de TI para a ENDE-E.P .;
- Identificar, categorizar e priorizar os principais incidentes que acontecem na prestação de serviços de TI na ENDE-E.P.;
- Propor a implementação de um modelo de Gestão de TI que se adequa a ENDE-E.P., na província do Namibe.
Resultados esperados
Com a escolha de um modelo de gestão de TI, almeja-se demonstrar o modelo como uma ferramenta de boas práticas na utilização de Sistemas e Tecnologias de Informação na ENDE-E.P. na província do Namibe, e que possa refletir no público externo que são os clientes, parceiros e fornecedores, ao final desta pesquisa espera-se apresentar um modelo de gestão de TI, para melhorar a actividade operacional e uma melhor realização de projetos, otimizar recursos, custos em TI, um maior controlo das políticas e acordos contratuais da empresa. Estrutura da dissertação A dissertação que aqui apresenta será composta dos seguintes capítulos. No capítulo 1 serão apresentados os objetivos geral e específicos da dissertação, bem como o problema de pesquisa que se propõe a resolver. No capítulo 2, serão apresentados os assuntos basilares da dissertação, os quais são: Os conceitos sobre os sistemas e tecnologias de informação e comunicação, panorama sobre a gestão de sistemas e tecnologias de informação, a governança, gestão e governação, a governança corporativa, e a gestão de tecnologias de informação, subdividindo nas fundamentações e conhecimento dos modelos de gestão de tecnologias de informação, os seus desafios, seguindo da caraterização e apresentação da empresa em estudo, o estado atual, posterior a análise do modelo de gestão de tecnologias de informação, os processos do núcleo do modelo, também abordará a proposta de implementação, os métodos e os desafios na sua implementação, verificando as hipóteses, a relevância e as melhorias. Por fim, a conclusão do capítulo. O capítulo 3 está composto pelos procedimentos metodológicos que são as diretrizes que orientam a construção de toda a dissertação, apresentando os instrumentos e técnicas de coleta dos dados, que neste trabalho utilizamos a técnica de entrevista e a análise dos dados onde utilizamos a análise de conteúdos. O capítulo 4 será apresentado, como foi feita coleta e análise dos dados, com a apresentação e a análise destes dados coletados. E finalmente, são apresentadas as conclusões do trabalho. Ainda em actualização......................................... Por: Joaquim Afonso Mucuambi, MSc. |
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