Avançar para o conteúdo principal

Namibe, Terra da Felicidade

Moçâmedes é uma cidade e um município, capital da província do Namibe, em Angola.
O município de Moçâmedes , tem 8 916 km² e cerca de 530 000 habitantes[1] . É limitado a Norte pelo município de Baía Farta, a Este pelos municípios de CamucuioBibala e Virei, a Sul pelo município de Tômbua e a Oeste pelo Oceano Atlântico e é constituído pelas comunas de NamibeLucira e Bentiaba.
A cidade foi fundada em 1840 e, até 1985, teve o nome de «Moçâmedes». É o terceiro maior porto de Angola, depois de Luanda e Lobito. É também o terminal do caminho-de-ferro do Namibe. A região, maioritariamente desértica, com clima fresco e seco, alberga a Welwitschia mirabilis, uma espécie vegetal endémica. Dos diversos bairros periféricos, o mais extenso é o «Cinco de Abril», que surgiu em consequência das cheias do dia 5 de Abril de 2001. Na sua maior parte, os populares perderam os entes queridos e os haveres, tendo os sobreviventes sido encaminhados para a área antes desértica.
Em 2013 a cidade sediou em conjunto com a cidade de Luanda o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, o primeiro do género em África.
Clima
Apesar do clima desértico, a corrente fria de Benguela modifica esta realidade. A temperatura média da cidade do Namibe é de 23 °C sendo as temperaturas baixas na estação seca e altas na estação do cacimbo. Entre Março e Maio são os meses onde ocorrem com maior frequência as chuvas. Junho e Julho são os meses mais frios, com eventuais geadas. Os meses mais quentes são Dezembro, Janeiro e Fevereiro as temperaturas mais baixas podem chegar aos 8 °C e as mais altas aos 32 °C.

Namibe Terra da Felicidade.

Comentários

  1. A natureza do sucesso exige ambição, ética, trabalho duro e motivação. As palavras dos grandes vencedores mostram as ferramentas que eles usaram para se inspirarem.
    Você deve se agarrar persistentemente a algumas frases ou palavras que o motiva a trabalhar mais para alcançar o máximo de crescimento e o apoio que precisa para prosperar.
    orienta-te com o azemute, porque sabes aonde ir!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por comentar no meu Blog, para dizer que precisamos ser persistentes naquilo que projectamos para o futuro.

      Valeu irmão.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

IGS - Namibe 2020

O Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo - IGS Namibe e Huila. No ano 2020, vai apostar no RIGOR, QUALIDADE E MODERNIDADE. Esta aposta tem reflexo nos dez cursos do IGS: 1. ARQUITECTURA URBANISMO E CONSTRUÇÃO OBJECTIVOS Com a Licenciatura em Arquitectura, Urbanismo e Construção, o IGS pretende formar quadros capacitados para o desenvolvimento com qualidade de actividade profissional nas diversas áreas da sua especialidade dotando-os das competências técnicas, que lhes permitam estabelecer um diálogo eficaz e instruído com os outros especialistas da área com os quais têm de interagir na sua vida profissional, tendo em vista o desenvolvimento do projecto de arquitectura. A par das competências técnicas a que nos referimos, o IGS não descurará na docência a componente artística e cultural necessárias ao exercício da profissão. 2. CIÊNCIA POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO OBJECTIVOS O curso tem por objectivo principal a formação de profissionais capazes...

Entendendo um pouco a palavra Autarquia:

A palavra  Autarquia  significa  poder absoluto . É o tipo de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas concentram o poder sobre uma nação. Autarquia é quando o Estado tem total autonomia sobre si próprio, é auto-suficiente. Autarquia é uma expressão de origem grega "autárkeia" que significa  comandar a si mesmo . Autarquia é um termo utilizado em economia, em filosofia e na administração pública. Autarquia em Economia Autarquia em economia é aquela organização que visa sua independência financeira. Aquela que sobrevive apenas com suas próprias atividades, que não precisa de nenhum apoio externo. A autarquia militar, por exemplo, significa que o país é autossuficiente em sua defesa, não precisa de nenhuma ajuda externa. Autarquia em Filosofia Autarquia em filosofia é ter o poder sobre si mesmo, onde o indivíduo tem noção sobre suas características e qualidades, não precisa dos valores universais para guiar sua vida.  É um princípio fundame...

As competências do Administrador de Redes nas Empresas:

Um Administrador Redes tem as seguintes competências: Missão:  Assegurar a execução de todas as operações relativas e manutenção das infra-estruturas de redes e ligações de comunicação de dados e voz, garantindo a sua disponibilidade.   Principais Atribuições: Instalar, configurar e gerir os servidores de redes; Implementar e configurar as redes e ligações de comunicação; Monitorar e controlar as disponibilidades e desempenho nas redes e ligações de comunicações; Resolver os problemas que causam indisponibilidades nas infra-estruturas de rede e comunicações; Garantir a segurança nos acessos as infra-estruturas de redes e ligações de comunicações; Gerir os recursos interligados na rede corporativa; Monitorar e controlar os Data Center, garantindo a segurança dos equipamentos instalados. Descrição da função:  Garantir a infra - estrutura técnica de empresa (hardware, redes, telecomunicações, Micro -informática e outros) de uma maneira integrada e em ...